
Os Clientes como principais activos das organizações
A satisfação das necessidades dos clientes é a base da criação de valor numa organização. Numa época global e de mercados competitivos, o sucesso é das empresas que melhor vão ao encontro das necessidades dos clientes, sendo esta uma vantagem competitiva a ambicionar e manter.
Os clientes são os principais activos organizacionais. Estudos referem que uma empresa pode manter uma média de 62% de clientes insatisfeitos se responder às suas queixas. Se responder imediatamente, pode manter até 95% desses clientes. 2/3 dos clientes abandonam uma empresa devido à indiferença ou inacessibilidade na provisão dos serviços e apenas 14% devido ao mau desempenho do serviço.
(“Corporate Reputation and Competitiveness”, Davies, G.; Vinhas da Silva, R; Chun, R.; Roper, S. (2002), Routledge )
A NP EN ISO 9001:2008 encontra-se suportada nos 8 princípios de Gestão da Qualidade. A “focalização no cliente” é um dos 8 princípios de gestão da Qualidade.
E como garantir a satisfação dos clientes?
- “Voz do cliente”
através de dados e informação fornecidos directamente pelo cliente;
estudos de mercado/ focus groups;
entrevistas com clientes;
reclamações, devoluções;
recomendações e sugestões; questionários/ inquéritos;
análise de propostas perdidas;
auditorias mistério - Plano de negócios
estratégia de mercado que define clientes-alvo, pontos de venda e principais concorrentes
dados de benchmarking - Especificação do produto/ serviço
requisitos do cliente
características do produto - Condições do fornecimento do produto/ serviço
períodos de fornecimento do produto/ serviço - Características do produto/ serviço ( design, nível de serviço associado )
- Avaliação do risco
características do produto/ serviço percepcionadas pelo cliente
análise modal de falhas e efeitos dos produtos/ serviços - Estudos de fiabilidade do produto/ serviço
expectativas dos clientes
questões de segurança
A competitividade depende da capacidade da empresa em satisfazer as necessidades dos seus clientes de forma sistematicamente mais eficaz do que a concorrência.