302015Oct
Os Clientes como principais activos das organizações

Os Clientes como principais activos das organizações

A satisfação das necessidades dos clientes é a base da criação de valor numa organização. Numa época global e de mercados competitivos, o sucesso é das empresas que melhor vão ao encontro das necessidades dos clientes, sendo esta uma vantagem competitiva a ambicionar e manter.

Os clientes são os principais activos organizacionais. Estudos referem que uma empresa pode manter uma média de 62% de clientes insatisfeitos se responder às suas queixas. Se responder imediatamente, pode manter até 95% desses clientes. 2/3 dos clientes abandonam uma empresa devido à indiferença ou inacessibilidade na provisão dos serviços e apenas 14% devido ao mau desempenho do serviço.
(“Corporate Reputation and Competitiveness”, Davies, G.; Vinhas da Silva, R; Chun, R.; Roper, S. (2002), Routledge )

A NP EN ISO 9001:2008 encontra-se suportada nos 8 princípios de Gestão da Qualidade. A “focalização no cliente” é um dos 8 princípios de gestão da Qualidade.

E como garantir a satisfação dos clientes?

    1. “Voz do cliente”
      através de dados e informação fornecidos directamente pelo cliente;
      estudos de mercado/ focus groups;
      entrevistas com clientes;
      reclamações, devoluções;
      recomendações e sugestões; questionários/ inquéritos;
      análise de propostas perdidas;
      auditorias mistério
    2. Plano de negócios
      estratégia de mercado que define clientes-alvo, pontos de venda e principais concorrentes
      dados de benchmarking
    3. Especificação do produto/ serviço
      requisitos do cliente
      características do produto
    4. Condições do fornecimento do produto/ serviço
      períodos de fornecimento do produto/ serviço
    5. Características do produto/ serviço ( design, nível de serviço associado )
    6. Avaliação do risco
      características do produto/ serviço percepcionadas pelo cliente
      análise modal de falhas e efeitos dos produtos/ serviços
    7. Estudos de fiabilidade do produto/ serviço
      expectativas dos clientes
      questões de segurança

A competitividade depende da capacidade da empresa em satisfazer as necessidades dos seus clientes de forma sistematicamente mais eficaz do que a concorrência.