
Pegada Ecológica de Produto
Uma empresa que pretenda publicitar o seu produto como verde, terá que usar esquemas diferentes, consoante o mercado em que se insere.
Atualmente, os consumidores não consideram que seja fácil diferenciar os produtos amigos do ambiente de outros, quando pretendem fazer escolhas.
A atribuição de credenciais verdes a uma organização pode ser complexa, tendo que considerar a avaliação do desempenho ambiental em todas etapas da cadeia de fornecimento, seguindo a abordagem do ciclo de vida.
Para superar estas questões, a Comissão Europeia está a desenvolver métodos para medir o desempenho ambiental: A Pegada Ecológica do Produto e a Pegada Ecológica da Organização;
que pretendem trazer vantagens, como:
– otimizar a cadeia de fornecimento; o que inclui o aumento da eficiência, uma melhor utilização de recursos e a redução de resíduos produzidos
– dar às empresas forma de comparar vantagens ambientais entre si
– disponibilizar uma ferramenta robusta e credível para quantificar o desempenho ambiental
– estabelecer dados relevantes na relação com o consumidor e outras partes interessadas
– permitir comunicar a informação na rotulagem de forma clara e inequívoca
Para saber mais: