272016Jan
ISO 9001:2015 – melhorias

ISO 9001:2015 – melhorias

Estrutura harmonizada

A ISO 9001:2015 utiliza a nova estrutura de alto nível, que foi desenvolvida para atender às exigências de várias normas, como a ISO 9001 (Qualidade), a ISO 14001 (Ambiental), a ISO 27001 (Segurança de Informação) e a futura ISO 45001 para os Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde (que se espera vir a substituir a OHSAS 18001), entre outras.

Contexto da Organização

A ISO 9001:2015 requer que as Organizações determinem o contexto específico do negócio no qual operam para assegurarem que o SGQ é apropriado a esse contexto.

Partes interessadas

A ISO 9001:2015 exige às Organizações que pensem para além dos requisitos contratuais dos seus clientes, e que considerem as necessidades expectáveis relevantes de outras partes interessadas. Isto pode incluir, por exemplo, utilizadores finais, reguladores, parceiros de joint venture, franchisados e outros.

Serviços

A nova versão da ISO 9001 coloca mais ênfase no setor de serviços, tornando a linguagem global da norma mais amigável para Organizações deste setor, e adaptando algumas secções tradicionais para se focar mais nas necessidades do setor de serviços.

Abordagem por processos

A ISO 9001:2015 mantém uma forte ênfase na Abordagem por Processos que foi tão bem sucedida nas versões das normas de 2000 e 2008.

Pensamento baseado em risco

O foco no “pensamento baseado em risco” está integrado em toda a nova norma, segundo o qual uma Organização precisa de identificar os riscos (e oportunidades!) associados às suas atividades, e tomar medidas para reduzir os riscos de produzir produtos e serviços não-conformes.

Foco no resultado

A ISO 9001:2015 também dá mais ênfase à capacidade de um SGQ “cumprir as suas promessas”.

Não existe um requisito específico na ISO 9001:2015 para o Representante da Gestão

Não existe um requisito específico para Manual da Qualidade

Não existe secção separada sobre ações preventivas

Esta alteração foi feita intencionalmente e não deve ser encarada de forma a implicar que já não são importantes ações preventivas – antes pelo contrário! O objetivo principal de um SGQ deve ser o de prevenir problemas e esta ideia está agora incorporada na norma inteira no “pensamento baseado em risco”.

Novo requisito de conhecimento organizacional

É comum dizer que o conhecimento acumulado e a experiência são um dos grandes ativos de uma Organização. Este novo requisito da ISO 9001:2015 tem por finalidade focar a atenção no conhecimento coletivo e na partilha de conhecimento, necessário para os processos da Organização e para atingir a conformidade dos seus produtos e serviços.

Introdução da inovação

Fonte: “Guia do utilizador ISO 9001:2015”, APCER, Dezembro 2015